O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alertas para tempestade no Rio Grande do Sul. Um deles já está em validade. Já o outro vai até o fim da tarde do feriado (15).
Segundo o Instituto, nas áreas de abrangência dos avisos, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Com isso, há risco de danos.
No alerta já em vigência, a chuva atinge áreas da Região Metropolitana, Serra, Litoral Norte, e regiões Norte e Noroeste (confira no mapa 1). Este aviso vai até as 22h.
A partir deste horário, a chuva avança e passa a atingir também áreas da Região Central e da Fronteira Oeste (confira no mapa 2). Este aviso vai até às 18h do sábado.
Ambos alertas são laranja e recebem a classificação de “Perigo”. Eles estão em uma zona intermediária de intensidade entre os avisos que o Inmet elenca. Nele, recomenda-se prestar atenção no que dizem as autoridades, e acionar a Defesa Civil (199) ou Bombeiros (193) em caso de emergência.
O Rio Grande do Sul está em alerta da Defesa Civil para toda a semana. O órgão prevê acumulados de até 300 mm ao fim deste ciclo de chuvas.