Esteio, Porto Alegre e Rio Grande do Sul - A segunda-feira (14) teve o lançamento da 18ª Fenasul e da 45ª Expoleite. A Fenasul Expoleite 2025 ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana.
Hoje houve um ato na sede da Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), em Porto Alegre, para simbolizar a abertura.
A edição deste ano tem espírito de retomada porque a feira foi cancelada no ano passado. A Seapi comemorou o trabalho feito, depois da tragédia climática do ano passado e espera dar a volta por cima, especialmente através do setor primário.
A feira é totalmente gratuita. O acesso do público é pelo portão 3, para quem desce do Trensurb, e pelo portão 7, na rua lateral ao Parque (Av. Celina Chaves Kroeff), para pedestre e veículo.
Atrações do evento
O evento reúne produtores rurais, empresas, entidades e lideranças do agro. Além disso, conta com exposição de animais e realização de concurso leiteiro, avaliação morfológica, seminários e eventos técnicos.
A feira é uma realização da Seapi e da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), com co-promoção da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Prefeitura de Esteio.
Junto com a Fenasul Expoleite também acontece o 10º Rodeio Fenasul, a Feira da Agricultura Familiar, que este ano conta com 40 estandes para as agroindústrias, o 3º Rodeio Artístico de Esteio e a 4º Multifeira de Esteio, com exposição da indústria, comércio, serviços e artesanato do município, shows musicais todos os dias, apresentações culturais, espaços de inovação e kids, entre outras atrações.
Torneio de assadores
Mas este ano a grande novidade é que a Fenasul Expoleite receberá o 2º Campeonato Pan-Americano de Assadores Ancestrais. A organização é do chef Edi da Gre e da Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chefs.
Além da competição de parrilleros e assadores, onde espera-se cerca de 300 chefs de 14 países, também será assada a maior linguiça do mundo – 150 metros -, e o maior carreteiro do mundo, com dez toneladas de alimentos que podem servir cerca de 20 mil pessoas. Uma iniciativa que une a gastronomia, a cultura e a ação social, com a distribuição da comida para entidades e comunidades carentes.