
A 48ª edição da Expointer, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, terá número recorde de expositores no Pavilhão da Agricultura Familiar. Serão 456 empreendimentos, superando os 413 registrados em 2024.
As inscrições ocorreram entre maio e junho e atraíram produtores de 196 municípios gaúchos. O espaço é organizado pelo governo do Estado em parceria com entidades representativas do setor e completa sua 27ª edição nesta Expointer.
Do total de participantes, 355 são agroindústrias familiares, o que representa 78% do total. Também estão confirmados 70 estandes de artesanato – incluindo oito indígenas e dois quilombolas – e 31 de flores, plantas e mudas. Entre os empreendedores, 68 têm até 30 anos, 146 são mulheres à frente dos negócios e 70 expositores estreiam na feira em 2025.
Em 2024, o Pavilhão da Agricultura Familiar movimentou R$ 11 milhões em vendas, alcançando o maior volume de sua história. A expectativa dos organizadores é que o número seja superado nesta edição.
Variedade da agricultura familiar
Os visitantes terão acesso a produtos como queijos, embutidos, laticínios, doces, pães, cucas, geleias, mel, vinhos, cachaças, sucos, frutas desidratadas, ovos, licores, cervejas artesanais e grãos. Também haverá praça de alimentação com sete cozinhas operadas diretamente por agroindústrias.
A organização do PAF é feita em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater/RS-Ascar, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fetag-RS, Fetraf-RS e Via Campesina.