FALTA DE CHUVA

Sobe para 58 número de municípios do RS em emergência devido à estiagem

Em Santa Maria, Defesa Civil está distribuindo diariamente 100 mil litros de água potável para famílias atingidas pela seca.

Em Santa Maria, Defesa Civil está distribuindo diariamente 100 mil litros de água potável para famílias atingidas pela seca.
Crédito: Guilherme Brum / Prefeitura de Santa Maria
Em Santa Maria, Defesa Civil está distribuindo diariamente 100 mil litros de água potável para famílias atingidas pela seca. Crédito: Guilherme Brum / Prefeitura de Santa Maria

Rio Grande do Sul - A estiagem no Rio Grande do Sul continua afetando municípios em diferentes regiões, resultando na decretação de situação de emergência por parte das prefeituras. De acordo com o S2ID (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres), 58 cidades já registraram perdas pela condição crítica, e 49 delas oficializaram os prejuízos com decretos de situação de emergência.

A medida permite que as administrações municipais busquem auxílio estadual e federal para minimizar os impactos da seca, que afeta abastecimento de água, produção agrícola e atividades pecuárias.

Municípios que registraram perdas

Até o momento, 58 municípios oficializaram o registro da seca no sistema federal. Entre eles, estão Santa Maria, São Gabriel, Uruguaiana, Santiago, Rosário do Sul, Itaqui e Alegrete, cidades tradicionalmente afetadas pelo fenômeno, conforme a Defesa Civil do RS.

Outras localidades, como São Borja, São Luiz Gonzaga, Jaguari, Itaara e Quevedos, também enfrentam impactos significativos da estiagem, afetando produtores rurais e o fornecimento de água em algumas áreas.

Municípios que registraram e decretaram emergência

Desses, 49 municípios já decretaram situação de emergência. A formalização do decreto permite o acesso a recursos públicos para mitigar os efeitos da seca, como perfuração de poços, transporte de água e apoio a pequenos produtores.

Entre as cidades que oficializaram a emergência estão São Gabriel, Santa Maria, Itaqui, São Luiz Gonzaga, Entre-Ijuís e Vitória das Missões.

Impactos da estiagem

Entre os municípios afetados pela estiagem no Rio Grande do Sul, Santa Maria adotou medidas emergenciais para garantir o abastecimento de água à população. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal, distribui diariamente 100 mil litros de água potável para famílias atingidas pela seca.

O abastecimento ocorre em quatro bairros e nove distritos do interior, com 176 pontos atendidos. Cerca de 740 famílias recebem água por meio de três caminhões-pipa de 10 mil litros cada, que abastecem cisternas e caixas d’água.

Além da escassez hídrica, a estiagem provoca prejuízos significativos na economia. No setor agrícola, as perdas já somam R$ 53 milhões, conforme dados da Emater/RS-Ascar. Já na pecuária, os danos superam R$ 13,9 milhões, com queda na produção de leite e impacto na criação de gado.

Com a crise hídrica, Santa Maria decretou emergência e busca recursos para minimizar os impactos na população e no setor agropecuário.