
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) anunciou, nesta quinta-feira (15), a liberação de recursos para a compra e doação de sementes a agricultores familiares do Rio Grande do Sul. A medida foi oficializada pelo presidente da estatal, Edegar Pretto, durante reunião com representantes do setor, em Porto Alegre.
De acordo com Pretto, a iniciativa busca garantir apoio imediato a produtores que sofreram com eventos climáticos extremos e catástrofes ambientais recentes no Estado. “Essas sementes serão usadas para reforçar os plantios. É uma mão amiga do governo federal que incentiva o agricultor familiar a produzir mais comida, dando as condições e ofertando políticas públicas para isso”, afirmou.
A ação será viabilizada por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), na modalidade Compra com Doação Simultânea. A Conab passará a receber propostas de fornecimento a partir desta quinta-feira (15), por meio da plataforma PAANet. Os interessados devem encaminhar suas propostas até 20 de junho.
O orçamento total da medida é de R$ 35 milhões, repassados pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). As sementes serão adquiridas de produtores familiares e distribuídas também para agricultores do mesmo segmento, fortalecendo a agrobiodiversidade e o direito à produção.
Mais cedo, mais de 1,5 mil agricultores e agricultoras familiares realizaram protestos no Centro de Porto Alegre. Os manifestantes caminharam por ruas da Capital e cobraram medidas efetivas dos governos estadual e federal para reparar os danos causados pelas enchentes de 2024. Entre as principais reivindicações estão crédito rural, moradia digna e inclusão dos atingidos nas decisões sobre a reconstrução do campo.
Kits a famílias atingidas
Além da ação com sementes, a Conab também vai doar mil kits de alimentos às famílias afetadas pelas enchentes e por rompimentos de barragens. Cada kit contém 17 quilos de produtos, incluindo arroz, feijão, melado, macarrão e farinha de milho.
A iniciativa faz parte das ações emergenciais do governo federal no enfrentamento dos impactos causados pelos eventos climáticos no Rio Grande do Sul.