![Imagem que retrata a seca em Ernestina, mostrando um açude com nível baixo de água em uma propriedade rural. Imagem que retrata a seca em Ernestina, mostrando um açude com nível baixo de água em uma propriedade rural.](https://uploads.agorars.com/2025/02/x445VLdk-Ernestina-decreta-Situacao-de-Emergencia-devido-a-seca-2-1320x593.webp)
A prefeitura de Ernestina, na região Norte do RS, decretou Situação de Emergência devido à estiagem que atinge o município. A produção de milho safrinha, por exemplo, está perdida pela falta de chuvas.
A decisão, oficializada pelo Decreto nº 12/2025, reconhece os prejuízos enfrentados pela população e pelos agricultores, com impacto direto na produção agrícola e na crise hídrica. A medida ocorreu após reunião do Conselho Municipal de Agropecuária e Abastecimento, com a deliberação da Defesa Civil Municipal e a apresentação de laudos técnicos.
O prefeito Odir João Boehm (Nico) afirmou que a seca tem causado perdas expressivas em lavouras e na bacia leiteira, além da queda nos reservatórios de água para consumo humano.
“Nosso compromisso é garantir que os impactos da seca sejam reduzidos com medidas eficazes para apoiar nossa população e os produtores rurais. Esperamos que os governos estadual e federal disponibilizem medidas de socorro o mais rápido possível”, destacou o prefeito.
Com o decreto, o município busca auxílio dos governos estadual e federal, além de adotar ações emergenciais para mitigar os efeitos da seca. A população também recebeu orientação para economizar água e adotar práticas de uso consciente dos recursos hídricos.
Perdas na produção rural
Um levantamento da Emater/RS-Ascar aponta perdas significativas na produção agrícola:
- Soja: 60% da produção comprometida;
- Milho safrinha: perda total;
- Primeiro plantio de milho: 30% da produção perdida;
- Bovinocultura de leite e corte: queda de 40% na produção.
“Os animais também estão sofrendo muito”, afirmou o prefeito. De acordo com gestor municipal, as equipes da prefeitura já abriram 30 novas fontes de água para garantir bebedouros ao gado.