
A colheita do arroz no Rio Grande do Sul, principal estado produtor do grão no Brasil, está próxima de ser finalizada. Até esta quinta-feira (22), 97,96% da área semeada foi colhida, totalizando 970.194 hectares, conforme dados atualizados pelo Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).
As regiões produtoras apresentam um bom desempenho na safra. Na Campanha, o índice de colheita alcançou 99,49%, enquanto na Fronteira Oeste, um dos principais polos arrozeiros do estado, a marca foi de 99,30%.
Na Zona Sul do Estado, os trabalhos praticamente se encerraram, com 99,85% da área colhida. Já nas regiões de Planície Costeira Externa e Planície Costeira Interna, os índices chegaram a 100% e 98,98%, respectivamente.
A Região Central é a única que ainda apresenta um percentual mais baixo, com 87,67% da área colhida. Segundo Luiz Fernando Siqueira, gerente da Dater (Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural), a característica local de pequenas propriedades explica o ritmo mais lento na conclusão dos trabalhos.
Siqueira avalia que, mantendo-se o ritmo atual, a colheita deverá ser concluída na próxima semana. Após o encerramento, a Dater fará um levantamento completo para analisar a produtividade e calcular possíveis perdas.