INVERNO

Chuva elevada trouxe impactos à produção de leite no RS

Os efeitos do inverno na produção de leite estão relacionados à manutenção das condições corporais dos animais.

Foto: Fernando Dias/Seapi

A Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) informou que a chuva elevada no inverno trouxe impactos à produção de leite no Rio Grande do Sul

“Os eventos com grandes amplitudes térmicas, que podem causar perda mais significativa de produção de leite em vacas de alta produtividade, tiveram curta duração no inverno deste ano. No entanto, as chuvas elevadas causadas pelo ciclone extratropical de junho impactaram na produção leiteira gaúcha”, disse a Seapi.

Estes são os resultados das análises de dados publicadas no Comunicado Agrometeorólogico 60 – Especial Biometeorológico Inverno 2023, editado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Seapi.

Durante o inverno deste ano, a Serra gaúcha foi a região menos afetada em termos de desconforto térmico para o setor leiteiro. As mais afetadas foram da Região Central e parte da Fronteira Oeste.

Condições corporais

Conforme a pesquisadora Ivonete Tazzo, uma das autoras do Comunicado, os efeitos do inverno na produção de leite estão relacionados à manutenção das condições corporais dos animais.

“Essa condição corporal se deve, principalmente, a fatores nutricionais relacionados à baixa qualidade das forragens, caracterizando um período de entressafra”, disse a Seapi.

“Associado à ocorrência de estresse térmico, as perdas na produção de leite devem ser consideradas, pois podem afetar, ainda mais, o retorno econômico dos produtores rurais. Por isso, é de extrema importância para a cadeia produtiva do leite identificar a região produtora e como ela é afetada durante a estação”, complementou Ivonete.