DIAGNÓSTICO E PESQUISA

Centro de Saúde Animal retoma atividades após 30 dias

O serviço esteve fechado por cerca de 30 dias em função das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul

IPVDF retoma análise de amostras de brucelose bovina, raiva e certificação de granjas - Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi
IPVDF retoma análise de amostras de brucelose bovina, raiva e certificação de granjas - Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi

O IPVDF (Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal) passa a receber novamente, nesta terça-feira (4), amostras para diagnóstico de brucelose bovina, raiva e GRSC (certificação de granjas). O serviço esteve fechado por cerca de 30 dias em função das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

“Estes exames representam cerca de 90% das análises realizadas pelo IPVDF, o que corresponde a aproximadamente 45 mil análises/ano”, destaca Vilar Ricardo Gewehr. Ele é diretor adjunto do DDPA (Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária), da Seapi Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

Segundo ele, esta retomada é muito importante porque assim a Secretaria volta a realizar estes exames exigidos pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). O IPVDF realiza testes de brucelose com insumos do Instituto Biológico, do governo de estado de São Paulo.

O Centro recebe amostras no endereço provisório, em Porto Alegre, na Avenida Getúlio Vargas, nº 1384, sala 14. Mais informações pelo whats (51) 98683-4297.

Em cerca de 10 dias, segundo Vilar, o Centro espera retomar os exames de biocarrapaticidograma, mas o atendimento do Centro só será possível com a chegada de insumos e higienização total dos laboratórios. O IPVDF funciona em Eldorado do Sul, uma das cidades mais atingidas pela enchente.