DE 174 MUNICÍPIOS

Agricultura Familiar terá o maior número de expositores da história da Expointer

Destaque para o número de empreendimentos liderados por jovens e mulheres

Foto: Itamar Aguiar/Arquivo Secom

O PAF (Pavilhão da Agricultura Familiar) apresentará na Expointer um novo recorde de expositores. A lista completa inclui 372 empreendimentos selecionados, de 174 municípios, que estarão distribuídos em 338 estandes e sete cozinhas. Segundo a organização, são 35 expositores a mais do que no ano passado.

O governo do Estado chama atenção ainda para o número de empreendimentos liderados por jovens e mulheres. Em 2023, os jovens estão à frente de 87 empreendimentos e as mulheres comandam 148.

Além disso, o pavilhão contará com produtores ligados ao artesanato e às flores e plantas. Quatro estandes apresentarão artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng e 15 agroindústrias trabalharão com produtos orgânicos.

O PAF terá também uma praça de alimentação, que possui sete cozinhas vinculadas às agroindústrias familiares. O espaço trará receitas ligadas à tradição e aos costumes das diversas etnias presentes no meio rural gaúcho.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, a retomada da pasta tem possibilitado, cada vez mais, o crescimento do setor. “No primeiro semestre, nós apoiamos 15 eventos que, somados, geraram quase R$ 10 milhões em vendas apenas nos espaços destinados à agricultura familiar”, destacou.

Na atual edição, entre os produtos das agroindústrias familiares do Estado, será ofertada uma grande variedade de embutidos, defumados, queijos e laticínios diversos, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.

No artesanato, estarão produtos elaborados com matérias-primas encontradas nas propriedades rurais, como lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e artigos de cutelaria ligados à tradição gaúcha. Entre os produtores de plantas e flores, se destaca a produção de suculentas, orquídeas, bromélias e cactos, além da oferta de sementes crioulas.

Agroindústrias

As agroindústrias presentes pertencem ao Peaf (Programa Estadual de Agroindústria Familiar), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Elas têm a possibilidade de utilizar o Selo Sabor Gaúcho, que representa a identificação visual do programa, constatando que os produtos são oriundos das agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul. O selo indica que as mercadorias passaram por processo de formalização com apoio do Estado e estão aptos a serem comercializados conforme legislações vigentes.