O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) liberou, nesta quarta-feira (13), o viaduto de acesso a São Lourenço do Sul e ao distrito de Boqueirão, no km 465 da BR-116. A obra tem um investimento de R$ 43 milhões. Ela integra o projeto de duplicação da rodovia entre Guaíba, na região metropolitana, e Pelotas, na região Sul.
A estrutura, em formato de trevo, tem 70 metros de extensão e pista dupla. O viaduto elimina a rotatória no entroncamento com a ERS-265, que dá acesso à área urbana do município da Costa Doce.
Conforme o DNIT, a medida deve reduzir o tempo de viagem. Além disso, deve ampliar a segurança. Isso facilita o deslocamento de moradores, turistas e o escoamento de cargas. A obra começou em abril de 2023.
A nova ligação deve potencializar o turismo e impulsionar a economia local. São Lourenço do Sul, conhecida como “Pérola da Lagoa”, recebe milhares de visitantes no verão. Eles são atraídos pelas praias da Lagoa dos Patos e pelo roteiro rural Caminho Pomerano.
A duplicação da BR-116 começou em 2012, no governo Dilma Rousseff 1 (2011-2014). A realização da obra beneficia 12 municípios da Região Sul, Costa Doce e região metropolitana . A rodovia tem fluxo médio diário de 3,8 mil caminhões e 2,2 mil veículos de passeio.
A obra inclui travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, pontes, viadutos e passarelas. de 180 quilômetros de novas pistas já liberadas ao tráfego.