A Trensurb informou que, neste sábado (2), os trens irão circular em via única no trecho entre as estações São Pedro e Farrapos, em Porto Alegre. A medida afeta ambos os sentidos da operação. O objetivo é dar continuidade às obras de reconstrução da linha férrea, comprometida pelas enchentes de maio de 2024.
Conforme a empresa, os trens que operarem neste trecho utilizarão a plataforma normalmente reservada às composições que seguem em direção à Estação Mercado. As plataformas estarão sinalizadas, mas os passageiros devem ficar atentos à identificação do destino nos painéis e nos trens.
Em função da operação em via única, os intervalos entre as viagens ao longo de todo o sábado serão de 22 minutos. Esse intervalo está acima da média habitual. Normalmente, varia de 12 a 20 minutos, dependendo do horário.
Obras continuam no sistema ferroviário
Além da mudança temporária neste sábado, seguem em vigor as alterações no trecho entre Mercado e Mathias Velho, onde o transporte ferroviário está sendo complementado por ônibus. Essa substituição parcial ocorre:
- De segunda a sábado, após as 20h;
- Aos domingos, durante todo o período de operação.
O serviço de ônibus visa manter o deslocamento dos passageiros enquanto as equipes trabalham na reconstrução da via.
Ajustes para a Expointer
As alterações pontuais aos fins de semana têm como objetivo acelerar os trabalhos de reconstrução. A meta é garantir que a linha funcione em sua totalidade durante a 48ª Expointer. O evento acontece entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio — município que conta com estação própria da Trensurb.
Durante a feira, o metrô deverá operar normalmente entre as estações Mercado e Novo Hamburgo, das 5h às 23h, sem necessidade de apoio com ônibus. Tradicionalmente, a Expointer representa o período de maior movimentação anual no sistema.
Mais informações sobre os ajustes operacionais podem ser acessadas no site da Trensurb.