A Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.) vai ter intervalo maior entre as composições neste domingo. Conforme a empresa, o aumento do tempo de espera se deve à execução de medidas de contenção para evitar danos e furtos a cabos de sinalização do metrô.
Entre 5h da manhã e 16h, os trens vão ter intervalos de viagens de 30 minutos. Normalmente os intervalos no domingo são de cerca de 20 minutos entre as composições.
Durante a realização dos serviços, os trens irão passar pelas estações Sapucaia e Unisinos, em ambos os sentidos, pela via por onde normalmente circulam os veículos em direção à Estação Novo Hamburgo. Por isso, os passageiros que embarcarem nos trens nas estações do trecho afetado devem estar atentos aos indicadores de destino das composições.
A partir das 16h, os trens devem voltar a circular normalmente conforme a tabela horária de domingos e feriados.
Medidas de combate ao furto de cabos
A empresa vem sendo alvo, desde 2019, de ataques que resultam em problemas na prestação do serviço. Em 2021, a Polícia Federal fez uma operação contra receptadores dos fios levados da Linha 1, mas os crimes prosseguiram. Sem conseguir impedir novas ações criminosas, desde 2022, a Trensurb vem realizando serviços na linha férrea para coibir ou dificultar ao máximo o furto de cabos de energia.