TRANSPORTE COLETIVO

Trensurb trabalha na renovação da via férrea na Estação Farrapos

Objetivo da empresa é que a reforma deixem a via com o aspecto de uma estrutura nova. Projeção é de melhora no desempenho dos trens

Foto: Ayslan Sylon/Trensurb
Foto: Ayslan Sylon/Trensurb

Durante todo esse fim de semana, a Trensurb seguiu trabalhando em uma obra estratégica de recuperação e modernização da via férrea na região da Estação Farrapos. A intervenção compreende a remoção completa e substituição do lastro britado, dormentes e fixações.

Conforme a Trensurb, o objetivo é entregar uma via com padrão equivalente ao de uma estrutura nova.

“Essa não é uma manutenção rotineira, é uma renovação completa. É como zerar a vida útil da via, substituindo todo o material comprometido por novos componentes”, diz a chefe do Setor de Via Permanente da Trensurb, Laís Oliveira.

Outras melhorias

A obra também contempla as rampas de acesso à estação, visando melhorias estruturais. Com a recuperação das subestações de energia elétrica de tração e da sinalização, essa renovação da via férrea permitirá eliminar as restrições de velocidade impostas por segurança, que chegaram a reduzir de 90km/h para 50km/h o tráfego em alguns trechos — o que impactava diretamente no tempo total de viagem dos trens.

Mesmo com os transtornos temporários causados pela execução da obra, a Trensurb reforça que os benefícios serão significativos e duradouros.

“Queremos entregar uma via com o máximo de desempenho possível. Com isso, conseguimos reduzir o tempo de deslocamento e melhorar a experiência de nossos usuários”, finaliza Laís.