
A Trensurb emitiu um comunicado assegurando que, durante o período de realização da 48ª Expointer, a circulação de trens acontecerá em toda a linha, de Mercado a Novo Hamburgo. A operação ocorrerá durante todo o horário de funcionamento do sistema, das 5h às 23h, sem necessidade de serviço complementar de ônibus.
A feira ocorre no Parque Assis Brasil, em Esteio, junto à estação da Trensurb no município, de 30 de agosto a 7 de setembro. Historicamente, o período do evento é o de maior movimento no metrô gaúcho.
“A Expointer tem uma grande importância para o estado e também para a Trensurb, dado que é o momento de maior demanda em nosso sistema. Por isso, estamos nos esforçando em fazer tudo o que está ao nosso alcance para melhor atender o público frequentador da feira e garantimos que o atendimento será em toda a nossa linha, sem necessidade de transbordo para ônibus. Sabemos que isso pode gerar pequenos transtornos aos nossos usuários nos próximos finais de semana, mas contamos com a compreensão de todos nesse momento de reconstrução”, diz o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia.
A operação
A fim de possibilitar a ampliação da prestação de serviço dos trens durante o evento, nos próximos três sábados, haverá alterações na operação do metrô. Alguns trechos irão funcionar em via única e consequente mudança nos intervalos entre viagens.
Conforme a Trensurb, isso irá permitir que os trabalhos de reconstrução da via férrea sejam acelerados, iniciando na sexta à noite e se estendendo até a madrugada de segunda-feira.
No dia 12, os trens circulam em via única, em ambos os sentidos, no trecho que compreende as estações Farrapos, Aeroporto e Anchieta. Nesse trecho, eles passam pelas plataformas na via normalmente utilizada pelas composições que transitam em direção à Estação Novo Hamburgo. As plataformas estarão devidamente sinalizadas para melhor orientar os usuários, mas é importante ter atenção aos indicadores de destino dos trens. Em função das alterações na operação, os intervalos entre viagens ao longo de todo o dia serão de 20 minutos (normalmente, variam de 12 a 20 minutos).
A fim de permitir a continuidade dos trabalhos de reconstrução da via, o serviço de trens segue sendo complementado pelo uso de ônibus, no trecho entre as estações Mercado e Mathias Velho, nos dias úteis e sábados, após às 20h, e, aos domingos, durante todo o horário de operação. Para mais informações, acesse: bit.ly/42HPioo.