Agora no Trânsito

Trensurb normaliza operação após alagamento em Porto Alegre

Serviço foi restabelecido às 10h da manhã desta quinta-feira (2) após alagamento no trecho entre as estações São Pedro e Farrapos.

Composição da série 200 na estação Rodoviária de Porto Alegre.
Composição da série 200 na estação Rodoviária de Porto Alegre. Foto: Roberta Plettes/Trensurb

A Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.) normalizou a circulação dos trens em todas as estações na manhã desta quinta-feira (2). O serviço havia sido interrompido no trecho entre as estações São Pedro e Farrapos, próximo à Ponte do Guaíba, devido ao alagamento causado pela chuva forte que atingiu Porto Alegre na tarde de ontem (1º).

Com o escoamento da água e a liberação da via férrea, a operação até a Estação Mercado, no Centro da Capital, foi retomada. Durante o período de interrupção, os passageiros contaram com um sistema de baldeação por ônibus, custeado pela própria Trensurb.

Os alagamentos na área são recorrentes e se intensificaram após a enchente de maio de 2024, que danificou a estação de bombeamento de esgoto pluvial da empresa. O trecho até Mercado havia sido reativado em 24 de dezembro, mas com operação parcial.

“O serviço de transporte será complementado, no trecho entre as estações Farrapos e Mercado, pelo uso de ônibus em horários específicos: após às 20h, de segunda a sábado, e aos domingos, das 5h às 23h”, aponta a Trensurb.

Nota da Trensurb

Trens voltam a prestar serviço no trajeto completo entre as estações Novo Hamburgo e Mercado.

Vale relembrar que a via férrea foi severamente atingida pelas enchentes de maio, por isso, para que se possa dar continuidade aos serviços de reconstrução até a sua plenitude, algumas adaptações ainda serão necessárias.

Para assegurar o progresso contínuo das obras, o serviço de transporte será complementado, no trecho entre as estações Farrapos e Mercado, pelo uso de ônibus em horários específicos: após às 20h, de segunda a sábado, e aos domingos, das 5h às 23h. Essa medida permitirá a realização das intervenções necessárias, minimizando o impacto no dia a dia dos usuários, uma vez que ocorrerão somente após o horário do pico da tarde.

Veja a publicação fixada no perfil para entender como a Trensurb está operando desde o dia 24 de dezembro.