ATENÇÃO!

Trensurb: metroviários decidem fazer greve de 24h nesta segunda-feira

Com a decisão, nenhum trem deve circular ao longo do dia. A Trensurb deve recorrer, novamente, à Justiça tentando impedir o movimento.

Crédito: Leonardo Severo / Agora RS

Metroviários ligados ao Sindimetrô/RS decidiu decretar greve, por 24 horas, nesta segunda-feira (8). A decisão foi tomada em assembleia geral extraordináriam realizada na sede da Trensurb, em Porto Alegre. Pela a decisão, nenhum trem deve circular ao longo do dia. A Trensurb por outro lado, obteve um interdito proibitório para a realização do movimento.

A categoria havia anunciado, já na sexta-feira (5), que iria paralisar as atividades do metrô por 24h na segunda-feira (8). A Trensurb entrou na Justiça, também na sexta-feira, por suposta abusividade da greve.

Ontem, uma mediação no TRT4 (Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região) tentou impedir a paralisação completa. O principal motivo para a greve é o suposto descumprimento de uma cláusula do acordo coletivo, relacionada ao pagamento de adicionais de risco e de periculosidade.

Os sindicalistas dizem que a empresa retirou o adicional de risco de vida do setor da segurança de forma “arbitrária e antidemocrática”. “Havia a expectativa de avanço na garantia do restabelecimento do direito dos trabalhadores, após a reunião de ontem no TRT-4, mas até o horário da nossa assembleia, não se confirmou. Seguimos sem respostas”, diz a nota do SindimetrôRS.

Além disso, a categoria é terminantemente contra a proposta de privatização da empresa. Os metroviários afirmam, categoricamente, que se a Trensurb for privatizada, haverá aumento da passagem e queda na qualidade do serviço.

A Trensurb, por sua vez, obteve um interdito proibitório, o que esvazia a manifestação dos grevistas. Segundo a decisão judicial obtida pela empresa, não pode ocorrer ocupação da via; impedir que os usuários adquiram os bilhetes de acesso e a liberação das catracas sem o pagamento da tarifa. Em caso de descumprimento da decisão, o SindimetrôRS será multado em R$ 100 mil.

Leia o posicionamento da Trensurb sobre a greve

#TrensurbInforma após assembleia realizada hoje, o Sindimetrô-RS decidiu por manter a paralisação prevista para esta segunda-feira (8/5). A Trensurb havia entrado, junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, com ação de interdito proibitório a fim de preservar o patrimônio e o livre funcionamento da empresa e foi atendida. Em caso de descumprimento da decisão, o Sindimetrô-RS será multado em R$ 100 mil.

A liminar prevê proibição: 1) de invadir ou ocupar a via dos trens do requerente; 2) de impedir os usuários de adquirirem os bilhetes de acesso ao serviço de transporte prestado pelo requerente; e 3) de liberar os bloqueios (catracas) e permitir o uso de transporte aos passageiros sem o pagamento da respectiva tarifa pública.

A Trensurb reforça que mantém todos os esforços para garantir a prestação do serviço de transportes. Além disso, METROPLAN e EPTC farão reforço nos horários das linhas de ônibus.