O retorno do Litoral gaúcho tem intenso nas rodovias, principalmente na FreeWay nesta quarta-feira (1º). Dos mais de 85 mil veículos previstos pela CCR ViaSul para retornarem para a região metropolitana pela BR-290, apenas metade fez o trajeto.
A ERS-040, que liga Balneário Pinhal a Porto Alegre, e a Rota do Sol também têm fluxo intenso. Acompanhe as informações.
Situação da FreeWay
A FreeWay teve uma manhã de trânsito acentuado, mas relativamente tranquilo. Ou seja, sem ocorrências. Dos mais de 85 mil veículos previstos, apenas 42 mil haviam realizado a passagem pelos pedágios até as 19h.
A chuva forte que atingiu a região metropolitana e o Litoral Norte complicou a visibilidade de quem está na estrada. Há registro de congestionamento entre o km 10 ao 19.
Depois, a rodovia flui bem até o quilômetro 43, onde houve o atendimento de uma ocorrência. O fluxo volta a fluir bem até o km 60, na praça de pedágio de Gravataí.
O tempo de viagem está girando por volta de 1h30 entre Osório e a Ponte do Guaíba. Normalmente esse trajeto é realizado em 1h15 a 1h20.
Orientação da CCR ViaSul era pegar a estrada no período da manhã nesta quarta-feira (1°). O melhor horário era até as 8h da manhã, quando se previa o menor volume de fluxo.
Rodovias estaduais
A ERS-040 tem congestionamento na noite desta quarta-feira. Os pontos mais críticos são entre antes da BR-101, na localidade de Granja Casamento e, mais adiante, em Capivari do Sul. O tempo de viagem está girando em torno de 2h entre Balneário Pinhal e o ingresso em Porto Alegre pela avenida Bento Gonçalves. A viagem dura, normalmente, entre 1h15 e 1h30.
Na ERS-389, motorista enfrenta lentidão entre a caixa d’água e a rótula com a ERS-786, em Atlântida Sul.
ERS-407 e ERS-486 fluem bem até a BR-101. Assim como a ERS-030, entre Tramandaí e Osório. Sem congestionamentos no acesso à FreeWay.
A Rota do Sol tem trânsito bastante intenso entre a BR-101 e os pardais instalados em Itati.
CRBM não registra nenhuma ocorrência que cause interrupção de tráfego.