Mais sete linhas passam a circular sem exigência de cobradores a partir desta segunda-feira (9). A medida foi tomada em itinerários que circulam na madrugada e, por isso, não possuem grande número de passageiros.
Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), as linhas que passam a circular sem cobrador são:
- M10-Noturna Restinga Nova/5ª Unidade;
- M68-Noturna Belém Novo;
- M79-Madrugadão Serraria/Ponta Grossa;
- M21-Corujão Baltazar/Assis Brasil;
- M31-Corujão Assis Brasil/Baltazar;
- M52-Corujão Assis Brasil/Protásio;
- M98-Noturna Pinheiro.
Os passageiros podem emitir seu cartão TRI sem custo, o que proporciona agilidade no embarque. Essas sete linhas foram reativadas no Programa de Reestruturação do Transporte, o Mais Transporte. A medida, publicada no Dopa (Diário Oficial de Porto Alegre) de sexta-feira, 6, segue o critério de escolher as linhas que transportam menos passageiros por viagem. Com isso, a redução chega a 10,11% do quadro de cobradores – a previsão é atingir 25% até o fim deste ano.
Durante a semana, o sistema de transporte público modal ônibus também recebe o reforço de mais de 100 viagens. Ao todo, dos 249 itinerários que circulam na Capital, 20% já não têm obrigatoriedade de cobradores na tripulação. “Nossa equipe trabalha para que esse processo ocorra de forma tranquila para o passageiro, garantindo a qualidade do atendimento”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.