SUPRESSÃO DE ÁRVORES

Saída de Porto Alegre pela região do Aeroporto terá bloqueios

As intervenções ocorrem na madrugada de sexta (6) e segunda (9) na BR-116, próximo da estação Anchieta, na zona norte de Porto Alegre.

Trecho da BR-116 na saída de Porto Alegre pelo Aeroporto
Crédito: reprodução / Google Street View /Google Maps

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) anunciou a realização de dois bloqueios na BR-116, na saída de Porto Alegre pela região do Aeroporto. As intervenções ocorrem na madrugada de sexta-feira (6) e de segunda-feira (9).

Conforme o órgão, as interrupções de fluxo ocorrem para o corte de duas árvores. Elas estão localizadas no canteiro central da avenida Zaida Jarros, no sentido Porto Alegre-interior, pouco antes da estação Anchieta/Trensurb.

A interdição da via será de duas horas, iniciando às 2h e finalizando às 4h tanto na sexta (6), quanto na segunda (9). O trecho receberá sinalização, alertando para os bloqueios. No entanto, a operação será adiada em caso de chuva.

O trânsito terá desvio para a Avenida dos Estados (rua à direita da Zaida Jarros). A pista da BR-116 sentido interior-capital não sofrerá alteração.

Embora nomeada como logradouro, a via é parte do traçado da BR-116. O trecho urbano em Porto Alegre se estende desde a passagem sob a FreeWay, pela Zaida Jarros, até a Ponte do Guaíba. Fazem parte do traçado ainda as avenidas Farrapos e Sertório e as ruas Dona Margarida e Santos Pedroso.

Nesse trecho, conforme o DNIT, o canteiro central dará lugar a uma terceira faixa para veículos.

O DNIT pede aos motoristas que redobrem a atenção na rodovia e respeitem a sinalização local, alertando para a execução dos serviços na área.

Obras do Lote 1

As obras do lote 1 compreendem “melhorias operacionais e de segurança viária” na BR-116. As intervenções ocorrem entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.

Vários pontos vão ter ampliação das faixas de rolamento. É o caso da saída da Capital pelo Aeroporto, além de trechos entre São Leopoldo e Novo Hamburgo. Em Canoas, as divisórias de concreto da via estão em reforma.

Em Esteio, dois viadutos estão em obras. No entanto, as duas elevadas só devem ficar prontas em 2025.