Uma rota emergencial foi aberta na BR-290 para o atendimento das pessoas isoladas em Guaíba e Eldorado do Sul. O objetivo é levar suprimentos e mantimentos para as comunidades atingidas, além de facilitar os resgates de moradores.
Apenas veículos autorizados pela PRF poderão percorrer o trecho. Os motoristas que vêm pela FreeWay seguirão até o km 94, onde serão desviados para a pista contrária, no sentido litoral, ingressando então pelo que era a alça de saída da ponte, na contramão.
Já veículos oriundos da BR-448, poderão utilizar a alça de entrada a Porto Alegre no km 22 e fazer o mesmo trajeto. Todo o trecho está com sinalização específica e reforçada para auxiliar na orientação dos motoristas.
A operação conta com a integração entre o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), PRF/RS (Polícia Rodoviária Federal), CCR ViaSul, EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), CBMRS (Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul) e outras instituições.
As equipes da CCR ViaSul seguem avaliando as condições do trecho constantemente para que o corredor humanitário não seja interrompido.