A Prefeitura de Porto Alegre iniciou na terça-feira (29) a reabertura da comporta 12, localizada na rua Voluntários da Pátria, na altura da avenida Cairú. A estrutura conecta a via à avenida Castelo Branco e estava fechada desde a última cheia do Guaíba, registrada há um mês.
A estrutura provisória de proteção, instalada durante o alerta de cheia, foi construída com pedras-rachão, argila compactada e bags. Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos), a remoção da barreira ocorrerá em etapas. Primeiro vai ocorrer a retirada da camada de pedras. Em seguida, a remoção da argila. E, por fim, os bags. A liberação completa do tráfego no local está prevista até o fim da semana.
Com a reabertura da passagem, motoristas que vêm pela Voluntários da Pátria, poderão novamente acessar o Centro pela passagem sob a avenida Castelo Branco. O trecho também é uma alternativa de ligação com a avenida João Moreira Maciel, marinas da zona norte, a rua Ernesto Neugebauer, no bairro Humaitá; e a avenida Guilherme Schell, em Canoas.
Obras no sistema de proteção
Atualmente, sete comportas do sistema de contenção contra cheias de Porto Alegre estão em obras. As comportas 8, 9, 10, 13 e 14 estão em processo de desativação. Elas devem ser substituídas por barreiras fixas de concreto armado. Já as comportas 11 e 12 estão sendo reconstruídas com novas estruturas, adequadas à topografia da região e à influência da correnteza do rio Jacuí.
O investimento total nas obras é de R$ 11 milhões. A previsão é que os bloqueios fixos estejam prontos até o fim de 2025, enquanto as substituições estruturais seguirão até o primeiro trimestre de 2026.