CAPITAL

Após protestos, prefeitura de Porto Alegre instala bomba de drenagem no Humaitá

A região está desde o dia 3 de maio debaixo d’água. Instalação ocorre após moradores dos bairros Humaitá e Vila Farrapos protestarem na FreeWay

Instalação ocorre após protesto de moradores da região - Foto: Luciano Lanes/ PMPA
Instalação ocorre após protesto de moradores da região - Foto: Luciano Lanes/ PMPA

O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre) concluiu, na noite desta segunda-feira (27), a instalação de uma bomba de alta capacidade no bairro Humaitá. A região sofre com o nível alto da água desde o início do mês.

A instalação ocorre após moradores dos bairros Humaitá e Vila Farrapos fazerem protestos nesta segunda-feira. Dezenas de manifestantes bloquearam a FreeWay, onde estão abrigados por causa da enchente.

A região está desde o dia 3 de maio debaixo d’água. Em alguns locais, o nível alcançou o 1,50 metro, enquanto que outros cerca de 1,80 metro. Até a instalação da bomba da Sabesp, não havia previsão de quando a água vai baixar na região.

Parceria da Sabesp

Ademais, esta é a quarta bomba da Sabesp em funcionamento na Capital gaúcha. A Companhia emprestou o equipamento e também cedeu profissionais para a execução do serviço. No caso do Humaitá, a Sabesp o colocou nas proximidades da Ebap (Estação de Bombeamento de Água Pluvial) 5.

As outras três foram colocadas no bairro Sarandi, na área da Ebap 9, entre o domingo (19) e o sábado (26). A Sabesp emprestou nove bombas desse tipo para a Prefeitura de Porto Alegre. Assim, os próximos locais de instalação serão divulgados em breve, diz a prefeitura.

Parte do Dmae

Paralelamente, após forte pressão da sociedade, o Dmae relata trabalhar com outras bombas de menor capacidade. O Departamento colocou 7 bombas-trator na região do aeroporto. Algumas delas emprestadas por arrozeiros.

Já nas proximidades da Ebap 6, no bairro São João, duas bombas flutuantes e uma bomba-trator também estão em operação. Por fim, segundo o Departamento, todos os equipamentos contribuem para agilizar o escoamento de água na Zona Norte.