A PRF (Polícia Rodoviária Federal) autuou 36 motoristas por embriaguez no volante na BR-471, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. As ações ocorreram entre a noite de sexta-feira (11) e a madrugada de domingo (13), dias da Oktoberfest no município.
As abordagens ocorreram em fiscalizações noturnas dos agentes cujo objetivo era, em função do movimento tradicional da Oktoberfest, evitar acidentes através da retirada de circulação de motoristas embriagados.
Conforme a PRF, há um histórico aumento de motoristas voltando embriagados da festa. Por isso, a PRF intensificou as fiscalizações. Assim, nas noites e madrugadas entre sexta-feira e domingo, ocorreram diversas barreiras de fiscalização na rodovia.
Dessa forma, somando as autuações das duas noites, a PRF lavrou mais de 100 autos de infração. Sendo 36 deles por infrações relativas à embriaguez ao volante, como dirigir embriagado ou recusar-se a fazer o teste com o bafômetro. Além disso, um homem procurado pela Justiça foi preso em uma das fiscalizações.
A legislação sobre embriaguez ao volante
- Recusa ao teste com o bafômetro (sem sintomas visíveis): multa.
- Recusa ao teste com o bafômetro (com sintomas visíveis): multa e prisão em flagrante.
- Teste positivo no bafômetro (até 0,33 mg/L álcool no ar soprado): multa.
- Teste positivo no bafômetro ( a partir de 0,34 mg/L álcool no ar soprado): multa e prisão em flagrante.
Em todos os casos o carro é retido até a apresentação de outro motorista ou recolhido para o depósito. O valor da multa é de R$ 2.934,70.
Orientação da PRF
Por fim, a PRF orienta: se for dirigir, não beba. A embriaguez ao volante, além de gerar multa e prisão, aumenta o risco de acidentes. A fiscalização seguirá intensificada na BR-471 até o final da festa.