SAÚDE ANIMAL

PRF reforça barreiras sanitárias em Montenegro após foco de gripe aviária

Ação visa impedir disseminação do vírus H5N1 e conta com desinfecção de veículos e checagem de documentos

Imagem: PRF/Reprodução de vídeo/Divulgação
Imagem: PRF/Reprodução de vídeo/Divulgação

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) está atuando, desde o sábado (17), em apoio à operação de contenção do foco de gripe aviária registrado no município de Montenegro. A atuação da PRF ocorre em dois pontos estratégicos da BR-386. Há barreiras sanitárias instaladas no pedágio de Montenegro e na balança da ANTT, localizada no km 407 da rodovia.

Nos locais, os agentes realizam a triagem dos veículos, determinando a parada de caminhões com transporte de alimentos e carga viva. Após a abordagem, uma equipe especializada realiza a desinfecção dos veículos, com a aplicação de produto sanitizante nas rodas.

Só haverá liberação dos veículos após a verificação da documentação do condutor e do veículo, que precisa estar em conformidade com a legislação de trânsito e normas sanitárias.

A ação tem por objetivo evitar a disseminação do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1), identificado na região, e faz parte de uma estratégia conjunta de órgãos estaduais e federais de saúde, defesa agropecuária e segurança pública.