TRANSPORTE

Prefeitura protocola projeto que prevê R$ 20 milhões para ciclovias, em Porto Alegre

A proposta poderá garantir a reconstrução dos trechos de ciclovias que foram interditados na avenida Ipiranga

Ciclovia em Porto Alegre. Foto: Joel Vargas / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre protocolou na sexta-feira passada (8), na Câmara Municipal, um projeto de lei que autoriza a tomada de crédito de R$ 20 milhões para obras em ciclovias na Capital gaúcha. Caso aprovada, a contratação do empréstimo ocorrerá junto ao BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).

Segundo o Paço Municipal, a proposta poderá garantir a reconstrução dos trechos de ciclovias que foram interditados na avenida Ipiranga após a passagem da chuva na cidade nos últimos meses. Atualmente, a ciclovia da Avenida Ipiranga se encontra totalmente interditada.

Inicialmente, o texto prevê a implantação de cerca de 30 quilômetros de malha cicloviária, incluindo ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Também cita a instalação de bicicletários em 11 terminais de transporte. Mas a prefeitura salienta que esses números podem mudar devido à necessidade de obras tidas como complexas na Ipiranga.

Com a iniciativa, a prefeitura pretende que haja “estímulo ao modal cicloviário, priorização dos meios de transporte não-motorizado e coletivo, organização da circulação viária, redução da poluição atmosférica e sonora, redução dos congestionamentos e promoção da segurança viária”, pontua.