Três linhas de ônibus vão voltar a circular durante as madrugadas em Porto Alegre. O retorno das linhas corujões, como ficaram conhecidas entre os moradores, ocorre após mais de um ano e meio. A paralisação foi ocasionada por causa da pandemia da Covid-19 e da queda abrupta do número de passageiros no transporte público.
As linhas recriadas são a C210 Corujão Restinga, C398 Corujão Lomba do Pinheiro e C5 Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento. A operação acontecerá todos os dias e fica a cargo da Carris. Serão 12 viagens no total e funcionamento das 1h20min às 5h25min. O atendimento inicia nas regiões da Restinga, Lomba do Pinheiro, 4º Distrito, Cidade Baixa e Moinhos de Vento.
As tabelas horárias serão disponibilizadas no site da EPTC e a localização, em tempo real, de cada linha pode ser acessada na função GPS do aplicativo do TRI. “A volta do atendimento noturno foi um pedido da população. Com a melhora no quadro da pandemia e a retomada gradual das atividades, foi possível reativar as linhas da madrugada para melhorar o deslocamento dos trabalhadores”, afirmou o prefeito Sebastião Melo (MDB).
A prefeitura vai avaliar a possibilidade e viabilidade de circulação de linhas de transporte coletivo em outras regiões da cidade. “Vamos analisar os carregamentos dessas linhas para realizar ajustes conforme necessidade”, esclarece o diretor técnico da EPTC, Flávio Caldasso. Atualmente, o sistema de transporte coletivo transporta, em média, 502 mil passageiros em dias úteis, o que representa 61% do que era transportado antes da pandemia (820 mil passageiros).
As linhas corujão reativadas
C210 Corujão Restinga
Os horários que saem do bairro, da Av. Econ. Nilo Wulff, são às 1h20min e às 3h30. Os horários que saem do Centro no Terminal Borges de Medeiros, são às 3h15 e 5h25.
C398 Corujão Pinheiro
Os horários que saem do Centro, da Av. Borges de Medeiros, são às 2h30 e às 4h40. Os horários de volta saem do Terminal Nilo Wulff às 2h10 e 4h20.
C5 Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento
Primeiro horário sai às 23h e último às 2h. Por se tratar de uma linha circular, sai e retorna para o mesmo ponto, Av. Borges de Medeiros. Os veículos saem do Centro Histórico, passam pelos bairros Rio Branco, Moinhos de Vento, Floresta até chegar ao 4º Distrito.