INFORME

Porto Alegre: eleição terá esquema especial de trânsito e transporte

EPTC informa funcionamento do transporte e informa sobre fiscalização e bloqueios de trânsito;

Foto: Pedro Piegas/PMPA
Foto: Pedro Piegas/PMPA

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre), informa a operação especial de transporte público e trânsito para o primeiro turno das eleições municipais. Durante o domingo de eleição (6), haverá passe livre.

Além disso, a oferta do transporte público em Porto Alegre será com tabela de dias úteis. A medida está prevista na Resolução 23.376 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

Assim, isenção vale para todos os usuários do transporte coletivo por ônibus. Haverá, ainda, reforço da fiscalização para monitorar a operação durante o horário de votação.

Eleitoras e eleitores podem, por fim, obter informações pelos telefones 118 e 156. Para consultar as tabelas horárias, os usuários podem acessar o site da EPTC ou baixar o aplicativo Cittamobi.

Trânsito

Para garantir a circulação do transporte coletivo, as pessoas devem seguir as orientações de proibição de estacionamento. Isso porque, muitas vezes, conforme a EPTC, veículos estacionados em locais proibidos impossibilitam a circulação dos ônibus e, consequentemente, o acesso dos eleitores aos locais de votação.

Dessa forma, as equipes de Fiscalização de Trânsito terão reforço e estarão presentes nas áreas de maior movimentação de eleitores para auxiliar na livre circulação e garantir a segurança viária. Haverá também o monitoramento constante das vias por meio das câmeras na Central de Monitoramento.

Bloqueios

A avenida Padre Cacique será bloqueada junto ao TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral), no sentido bairro/Centro, entre a Barão do Cerro Largo e José de Alencar, das 5h às 10h no sábado, 5, e das 6h às 18h no domingo (6).