CARÁTER EXPERIMENTAL

Porto Alegre: Corredor humanitário é liberado para veículos de passeio na madrugada

Segundo a prefeitura, o fluxo está mais tranquilo, o que possibilitou fazer as liberações. Foco segue sendo o suprimento de bens essenciais

Foco ainda é nos serviços essenciais - Foto: Julio Ferreira / PMPA
Foco ainda é nos serviços essenciais - Foto: Julio Ferreira / PMPA

A prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta sexta-feira (17), a liberação do corredor humanitário, de forma experimental, para veículos de passeio, no horário da meia-noite às 5h da manhã. A circulação já será possível a partir desta madrugada. A  partir de segunda-feira, 20, está permitida também a passagem de vans escolares, sem restrição de horário.

“O fluxo de veículos está bastante tranquilo, o que possibilitou fazer essas duas liberações. Reforçamos, no entanto, que é fundamental o uso por veículos com o foco no suprimento dos bens essenciais à vida e à saúde dos porto-alegrenses”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

A via provisória, com 300 metros de extensão, liga a avenida Castelo Branco ao Túnel da Conceição. Além disso, ela permite ainda acesso às avenidas Osvaldo Aranha e Protásio Alves, duas das principais de Porto Alegre, entre outras ruas.

Operação

No sentido Litoral-Porto Alegre, o acesso é monitorado pela Polícia Rodoviária Federal no KM 94 da BR-290. No sentido inverso, a EPTC está posicionada na avenida Paulo Gama com a Osvaldo Aranha, orientando os motoristas. Pontos de monitoramento verificam a altura dos caminhões, já que há limitação de 4,2 metros devido à passagem pelo Túnel da Conceição.

No sentido Litoral-Capital, o motorista vem da Freeway, desce o viaduto, acessa o trecho de pedras do corredor e, depois, entra na Sarmento Leite, Osvaldo Aranha ou João Pessoa. No sentido Capital-Litoral, o motorista segue pela Osvaldo Aranha, acessando a Sarmento Leite na contramão, vai pelo Túnel da Conceição pela contramão e, depois, passa pelo trecho de pedras do Caminho Humanitário até chegar à avenida Castelo Branco.

Situação até o momento

Ademais, o primeiro dia com o fluxo de veículos nos dois sentidos foi na quinta-feira (16), quando também não houve a intervenção manual dos agentes de trânsito da EPTC. Na ocasião, o corredor apresentou um aumento de 50% na circulação.

Sem restrição de horário, o uso é exclusivo para:

  • caminhões com suprimentos para abrigos, hospitais, mercados e farmácias,
  • viaturas em serviço e identificadas como Prefeitura de Porto Alegre, Governo do RS, Governo Federal e Forças Armadas,
  • ambulâncias,
  • viaturas de segurança,
  • profissionais da área médica em atividades essenciais,
  • vans escolares, e
  • ônibus intermunicipais e metropolitanos

Por fim, tanto os ônibus metropolitanos quanto os intermunicipais precisam, para acessar o corredor, de um adesivo. É a prefeitura quem o disponibiliza para as empresas. Assim, o adesivo deve ser colado no para-brisa dianteiro dos veículos.