A prefeitura de Porto Alegre concluiu, na madrugada desta terça-feira (28), o terceiro corredor humanitário, que permitirá acesso alternativo à saída da Capital. O trecho, de aproximadamente 300 metros, fica na avenida Assis Brasil, entre a Fiergs e a Freeway, no bairro Sarandi, na Zona Norte.
Assim, a avenida Assis Brasil será aberta a partir da Bernardino Silveira Amorim, no sentido Capital/interior. Para os motoristas acessarem a Freeway, a prefeitura criou o corredor próximo ao número 8.703 da Assis Brasil, na altura do posto Garoupa.
Contudo, a Assis Brasil, a partir do acesso à Freeway, continua bloqueada em direção a Cachoeirinha. O uso do caminho é preferencial para veículos de emergência, mas carros de passeio poderão utilizá-lo.
Ademais, com a medida, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) prevê que caminhões que saem da Zona Norte possam usar a Assis Brasil para deixar a cidade. Isso permitiria que os veículos não precisem deslocar-se até o centro para seguir para o litoral e outros estados.
Demais corredores
Hoje pela manhã, fiscais da EPTC sinalizavam e orientavam o trecho em obras no Corredor Humanitário da região central. Manutenção da via, que foi danificada pela última onda de chuvas, acontece no sentido interior/capital. Tráfego tinha extensa lentidão na chegada a Porto Alegre nesta manhã.
Nesta terça-feira passada (21), houve, ainda, a abertura de uma nova passagem para veículos nas imediações da Estação Rodoviária. O trecho, com 40 metros de extensão, passa em frente ao terminal, junto ao Largo Vespasiano Julio Veppo. Assim, a via permite acesso de saída da Capital via Castelo Branco.