e-bike

Porto Alegre passa a ter 500 bicicletas elétricas compartilhadas

Unidades vão estar disponíveis nas 100 estações de Porto Alegre. Ato de entrega das e-bikes foi realizado na estação 41, em frente à Fundação Iberê Camargo.

E-bikes do sistema Tembici em Porto Alegre. Crédito: Leonardo Severo / Agora RS

Os usuários do sistema Tembici passam a contar, a partir deste sábado (21), com bicicletas elétricas para locomoção pela cidade. Ao todo, serão 500 unidades que vão estar disponíveis em 100 pontos da Capital. A opção pela bicicleta elétrica terá valor adicional a partir de R$ 0,12 por minuto pedalado.

Conforme a Tembici, empresa que opera o sistema de bicicletas compartilhadas, a iniciativa visa expandir as possibilidades de deslocamento, uma vez que o modal facilita realizar trajetos mais longos e com diferentes relevos. As bicicletas elétricas exigem menos esforço de quem pedala.

Assim como as bicicletas comuns, as bicicletas elétricas também precisam ser retiradas e devolvidas nas estações. As bicicletas elétricas têm velocidade limitada a 25 km/h e tecnologia de pedal assistido, em que a assistência é acionada ao simples pedalar.

“Estamos cientes da relevância das bikes elétricas para cidades mais inclusivas e sustentáveis, e que acompanham as tendências globais de mobilidade. As e-bikes [bicicletas elétricas] têm ótimo desempenho para vários propósitos de trajetos e sabemos que será um momento muito significativo para Porto Alegre“, aponta Gabriel Reginato, diretor de negócios e operações da Tembici.

Além das novas bicicletas elétricas, a Capital passou a ter 100 estações e 1.000 unidades compartilhadas. Os locais das estações foram definidos por meio de estudos e análises realizados pelo time de urbanistas da Tembici, em diálogo com o corpo técnico da Prefeitura, que além do Plano Cicloviário da cidade, avaliou critérios como proximidade à infraestrutura cicloviária, possibilidades de maior demanda e respeito às questões urbanísticas da cidade.

Para Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco, a expansão do sistema é um incentivo à mobilidade sustentável. “O investimento de longa data no projeto de bikes é fruto da nossa visão da mobilidade ativa como elemento essencial para a construção das cidades do futuro”, explica. “Juntos, temos uma grande influência para incentivar cada vez mais o uso das bikes, a melhoria da infraestrutura e segurança para os ciclistas e também incentivar a intermodalidade no dia a dia”, completa a executiva.

O ato de entrega das novas unidades foi realizado na estação 41, em frente à Fundação Iberê Camargo, na manhã deste sábado. O evento contou com a presença do prefeito Sebastião Melo (MDB), o secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão de Castro Júnior e de representantes da Tembici.

Aumento de deslocamentos em Porto Alegre

Um levantamento da Tembici apontou que de janeiro a outubro deste ano os deslocamentos com as bicicletas compartilhadas aumentaram 28% na Capital gaúcha em comparação com o mesmo período de 2022. O dado reflete também o crescimento de 18% na base de usuários mensais em atividade, comparada no mesmo período. Com mais 500 bikes elétricas, a projeção da Tembici é de aumento do uso das bicicletas nos próximos meses.

Blitz educacional

Ao lado do evento de entrega das novas bicicletas no Iberê, uma equipe de Educação para o Trânsito da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) fez abordagens com ciclistas que passavam pelo Iberê. O objetivo é a conscientização comportamental no convívio dos ciclistas com os demais usuários da via. O local é bastante movimentado e, em alguns momentos, há ocupação do mesmo espaço entre os ciclistas e quem realiza corrida ou caminhada pela Orla do Guaíba.