A chuva volumosa dos últimos dias manteve o cenário de alagamentos em Porto Alegre, com o qual a população convive desde maio. E a previsão aponta a continuidade da chuva pelo menos até o final do dia.
Além disso, os alagamentos atingiram muitos locais que nem sequer se recuperaram completamente dos eventos anteriores, como o Humaitá e a Região das Ilhas.
A Voluntários da Pátria tem bloqueio desde a Av. Sertório, em baixo da Ponte do Guaíba, até a Cancio Gomes, no 4º Distrito, região onde de modo geral já se ascendeu o alerta para invasão da água a casas e comércios. Além da questão do trânsito, a Voluntários já apresenta o problema do lixo, que boia sobre as águas em determinados pontos.
Mas há água acumulada em outros pontos, como a Av. Cairu. O acesso a Sertório pela Castelo Branco também está bloqueado. Mesma situação de diversos pontos do bairro São Geraldo, na Zona Norte.
Nível do Guaíba
Conforme a medição feita pela Sema-RS (Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul), o SGB (Serviço Geológico Brasileiro) e pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), o nível do Guaíba estava em 3,12 às 10h. A cota de alerta é 3,15m. A medição é feita na Usina do Gasômetro.
A projeção do IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), é que a passagem da cota de alerta ocorra ainda hoje. Em seguida, a elevação deve ter prosseguimento até a quinta-feira (20).