Limite de 18T

Ponte do Fandango tem nova restrição no tráfego de veículos

A Ponte do Fandango está parcialmente comprometida desde que rachaduras foram identificadas em outubro de 2021.

Trânsito de veículos sobre a ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul. Foto: Defesa Civil de Cachoeira do Sul / arquivo

A Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul, terá a restrição de tráfego de veículos ampliada nesta quarta-feira (9). A estrutura está parcialmente comprometida desde que rachaduras foram identificadas em outubro de 2021. Uma obra chegou a ser realizada, o que aumentou a capacidade do fluxo de veículos pela ponte.

Segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), a decisão foi tomada após a conclusão do laudo técnico de revisão estrutural. O documento aponta que “o viaduto de acesso à Ponte do Fandango tem capacidade de suportar veículos leves e caminhões de até 18tf, no sistema de pare/siga, em uma única faixa e alternando os sentidos de tráfego”.

Por causa disso, será implantado um sistema de Pare e Siga, com a circulação ocorrendo na parte central da ponte já a partir desta quarta-feira. O fluxo autorizado de veículos de até 24 toneladas, incluindo a circulação de ônibus de passageiros.

Histórico

A ponte foi totalmente fechada desde 29 de outubro de 2021, após a confirmação da presença de rachaduras em uma das estruturas de concreto que dá acesso ao vão principal (metálico). Logo depois, o tráfego foi reaberto para veículos de passeio e pedestres. A Balsa Deusa do Jacuí passou a fazer a travessia de veículos pesados em novembro daquele ano.

No entanto, com a chegada do período de safra de arroz, foi solicitado a liberação de caminhões de até 36 toneladas, pois os produtores alegam que o valor pago pela travessia e o tempo de espera aumentam os custos da produção. A liberação aconteceu em fevereiro de 2022, mas para veículos de no máximo 24 toneladas.

Desvios para acessar Cachoeira do Sul

Os veículos acima de 18 toneladas poderão utilizar as seguintes rotas alternativas para desvio:

– Sentido Porto Alegre/Cachoeira do Sul: Pela BR-290/RS ir até a BR-471/RS, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais acessando a BR-153/RS.

 Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS, seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158/RS e retornar à BR-290/RS em Rosário do Sul.

– Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande: Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392/RS.