MANHÃ DE CAOS

Pesquisa de mobilidade trava trânsito na chegada a Porto Alegre

Manhã é de muitas dificuldades para motoristas, que chegam a encarar 6km de congestionamento

Trecho da Freeway afetada pela pesquisa de mobilidade da EPTC - Foto: CCRViaSul/Divulgação
Trecho da Freeway afetada pela pesquisa de mobilidade da EPTC - Foto: CCRViaSul/Divulgação

O trânsito amanheceu com muita lentidão para quem acessa Porto Alegre vindo da Região Metropolitana pela BR-116 e da Freeway. O motivo é a pesquisa de mobilidade realizada pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), que visa auxiliar no planejamento urbano e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o transporte e a infraestrutura de Porto Alegre.

Nesta terça-feira (2), motoristas já enfrentam dificuldades no início da João Moreira Maciel. Mas também há problemas para quem busca uma alternativa na Avenida Zaida Jarros.

A atividade acontece, de hoje até quinta-feira (4), das 7h às 10h e das 15h às 18h. Então é possível que, nesta manhã, o trânsito comece a normalizar nos próximos instantes.

No sentido Sul-Norte, as pesquisas serão realizadas próximo ao número 5725, enquanto no sentido Norte-Sul, no final da alça de acesso à comporta da Voluntários. Os trechos têm estreitamento de pista para abordagem dos veículos.

Os pesquisadores estão identificados com coletes que contém etiqueta de identificação da Pesquisa de Mobilidade e todos os pesquisadores possuem credenciais próprias com nome, sobrenome e RG.

A pesquisa

As abordagens são feitas com motoristas e passageiros de veículos selecionados. Nestes locais, alguns veículos serão abordados em formato de blitz, onde serão entrevistados os motoristas e passageiros de automóveis, caminhões e motos. As perguntas abordarão detalhes da viagem em curso, tais como origem e destino, horário de partida e previsão de chegada, bem como a frequência e motivo da viagem. Além disso, é feita a pesquisa de ocupação visual que contabiliza o número de ocupantes em alguns veículos que passarem pelo ponto.

Em paralelo segue a pesquisa domiciliar. Ela ocorre de terça a sábado das 11h às 19h em domicílios previamente selecionados. Os bairros a serem visitados nas próximas semanas são: Camaquã, Vila Nova, Cavalhada, Nonoai, Cristal, Teresópolis, Cascata, Glória, Restinga, Belém Velho, Jardim Carvalho, Cristo Redentor, Vila Ipiranga, Jardim Lindoia, São Sebastião, Rubem Berta, Santa Rosa de Lima, Mário Quintana, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Praia de Belas, Farrapos, Humaitá, Navegantes, São João, Passo da Areia e Sarandi. 

A identidade dos pesquisadores pode ser confirmada através do contato da EPTC (118) e também pelos contatos do Consórcio (51) 99241-7302 e (11) 3097-8112. Ao serem recebidos, os pesquisadores se identificam, entregam o folder e explicam o motivo e a importância da atividade.