A Trensurb vai aumentar, pelo segundo ano consecutivo, o preço da tarifa cobrada dos usuários. Dos atuais R$ 3,30, o valor passa para R$ 4,20, a partir do dia 13 de março. A data coincide com o reajuste das passagens dos ônibus de Porto Alegre.
De acordo com a empresa, “essa é a última parcela da recomposição tarifária em busca do equilíbrio financeiro” da companhia. “Como benefício para o público usuário, a Trensurb […] compromete-se a realizar investimentos equivalentes à receita adicional em melhorias nos serviços”, diz a empresa, em nota.
A alteração no valor da tarifa foi calculada a partir da evolução dos custos operacionais. De acordo com a empresa, nos últimos anos, o governo federal precisava realizar aportes financeiros para cobrir as despesas, já que a arrecadação da chamada “tarifa social” era insuficiente.
Em contrapartida, a Trensurb se comprometeu a realizar modernização da frota original da empresa. Pelo projeto, está incluída a climatização dos trens série 100, fabricados no Japão, em 1985.
“Entre os projetos a serem contemplados também estão a recuperação e melhoria dos sistemas operacionais”, diz a empresa. Com os investimentos, a Trensurb espera “uma consequente redução no número de paralisações por motivos técnicos”.