Trânsito

Obras em ponte provocam bloqueio parcial na Freeway

Ações para ampliar ponte vão acontecer 24h por dia, em ambos os sentidos, e podem gerar lentidão.

Crédito: CCR ViaSul

Uma ponte localizada no quilômetro 81 da FreeWay, em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, vai receber obras nas próximas semanas. As intervenções ocorrem na passagem sobre o Canal do DNOS II. A CCR ViaSul, concessionária responsável por este trecho da BR-290, alerta para a realização de bloqueios parciais, com redução expressiva de velocidade.

Conforme a CCR, as ações são executadas nos dois sentidos para promover a melhoria do fluxo do tráfego. Será construído um acostamento sobre a ponte, que possui 41 metros de extensão. A previsão é de que as duas intervenções no km 81 da Freeway sejam finalizadas até meados de setembro.

De acordo com Gabriel Cunha, coordenador de engenharia da CCR ViaSul e responsável pelas obras, haverá bloqueio de faixas durante a execução das ações. “A capacidade da rodovia será reduzida em até 50% devido às interdições”, ressalta. Os serviços nas estruturas existentes serão realizadas 24h por dia.

Hoje em dia, se um veículo estragar sobre o canal, a faixa da direita acaba sendo bloqueada. “Nossas equipes empenham-se ao máximo para promover a evolução da segurança do tráfego e possibilitar melhorias no fluxo, gerando aos usuários viagens mais ágeis e seguras”, explica Cunha.

Atualmente, cerca de 65 mil veículos por dia trafegam no segmento, que tem como limite máximo de velocidade 110km/h. Em função das obras, esse limite vai cair 60 km/h, podendo ser reduzido ainda mais nas proximidades das ações e em horários de pico, não ultrapassando os 20km/h.

“O alargamento da ponte traz a diminuição do risco de colisões e gera melhoria significativa no tráfego de veículos, principalmente em períodos mais intensos, como na Operação Verão ou em feriados prolongados. Além disso, proporciona mais agilidade no atendimento a ocorrências pelas viaturas, já que terão mais espaço para trafegar pelo acostamento, reduzindo o tempo de resposta em salvamentos”, pontua Diogo Stiebler, gerente de Operações da CCR ViaSul.

O local está com sinalização reforçada, e conta ainda com o auxílio das equipes na orientação dos motoristas. Outras informações também podem ser obtidas junto à concessionária pelo site da CCR ViaSul, ou pelo telefone 0800-000-0290.