
O tráfego de veículos na pista principal sobre a trincheira de acesso ao Distrito Industrial de Gravataí, no quilômetro 22 da ERS-118, foi liberado nesta segunda-feira (11). A nova rota beneficia motoristas que se deslocam no sentido Alvorada–Sapucaia do Sul, conectando a avenida Centenário, na ERS-030, à ERS-118.
A pista no sentido oposto já havia sido entregue em abril, permitindo o fluxo de Sapucaia do Sul para Alvorada. O acesso por baixo do viaduto continua disponível para quem sai da avenida Centenário em direção à Freeway.
A obra do viaduto, iniciada em 2022, tem 1,4 quilômetro de extensão e investimento de R$ 60 milhões. O projeto está 85% concluído, restando a finalização dos encontros da elevada que ligará à ERS-030. A conclusão está prevista para o fim de 2025.
De acordo com a Secretaria de Logística e Transportes e o DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), a liberação qualifica a mobilidade e reforça a segurança no trecho, considerado estratégico para a integração de municípios e o escoamento da produção local.
A duplicação da ERS-118, entregue em etapas, é tratada como obra estruturante para a logística da Região Metropolitana.