PARALISAÇÃO

Greve afeta transporte intermunicipal na Região Metropolitana

Sindimetropolitano justifica a paralisação alegando falta de acordo quanto ao índice da reposição salarial

O Sindimetropolitano (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários Intermunicipais de Turismo e de Fretamento da Região Metropolitana), anunciou greve dos trabalhadores do transporte coletivo da Região Metropolitana nesta quinta-feira (29). Com a ação, ficam afetados os ônibus intermunicipais de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita e Viamão.

Conforme determinação judicial, acolhida pelo Sindicato, deverão ser mantidas 50% das linhas nos horários de pico, ou seja, das 5h30min às 9h e, depois, das 16h30min às 19h, e 30% nas outras horas do dia. As empresas que possuem trabalhadores grevistas são a Vianova/STI (Consórcio de Transportes Nova Santa Rita), a Viamão (Empresa de Transportes Coletivos Viamão), a Sogil (Sociedade de Ônibus Gigante Ltda.), a Soul (Sociedade de Ônibus União) e a Transcal.

O Sindimetropolitano justifica a paralisação alegando falta de acordo quanto ao índice da reposição salarial. A Patronal, ainda, condicionou o aumento a um possível aumento da tarifa do transporte, o que também não é aceito pela categoria, uma vez que a mudança no valor da passagem não tem data estipulada pois aguarda estudos do Governo do Estado.

A SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano) se manifestou por meio de nota. A pasta diz estar buscando, por meio da Metropolan, resolver o impasse através do estabelecimento de um valor razoável para a tarifa.