A FreeWay tem movimentação intensa no retorno a Porto Alegre na tarde deste domingo (15). A projeção é que mais de 40 mil veículos passem pelas praças de pedágio da CCR Via Sul hoje.
Os motoristas que estão deixando a praia e pretendem retornar para a região metropolitana vão encontrar tráfego intenso entre o quilômetro 2 ao 18 da FreeWay. O motivo é o grande número de veículos e o trecho sinuoso no contorno da Lagoa dos Barros.
Por causa do grande movimento, a CCR Via Sul liberou o uso do acostamento como quarta faixa de rolamento. A medida é válida entre os km 1 e 75, no sentido Litoral x Porto Alegre. Mas atenção: o limite de velocidade no acostamento é de 70 km/h.
O único ponto de congestionamento em toda a rodovia é no quilômetro 55. Na noite de sexta-feira, o condutor de um caminhão bateu contra um viaduto. Com o impacto, o semireboque ficou sobre a pista. Ele foi removido e colocado sobre o acostamento. Ainda não há prazo de quando ele será removido, o que gera lentidão no trecho.
Por causa da curiosidade dos motoristas, há dois quilômetros de lentidão no sentido Litoral-Capital e outros dois no sentido Capital-Litoral.
Situação na ERS-040
Na ERS-040, o motorista pega trânsito intenso, mas com fluidez na saída da praia. O problema é o trecho de Águas Claras, onde sempre congestiona. A tranqueira começa na parada 121 e segue até a 87.