TERMINAL TEMPORÁRIO

Fraport começa a operar voos em Canoas nesta segunda-feira

Aeroporto Salgado Filho segue alagado e com operações suspensas por tempo indeterminado.

Terminal ParkShopping Canoas começa a operar nesta segunda-feira. Crédito: Divulgação Fraport Brasil
Terminal ParkShopping Canoas começa a operar nesta segunda-feira. Crédito: Divulgação Fraport Brasil

A Base Aérea de Canoas vai ter voos comerciais a partir desta segunda-feira (26). A iniciativa, de caráter emergencial, ocorre porque o Aeroporto Salgado Filho segue alagado e com operações suspensas por tempo indeterminado.

Conforme a Fraport, o embarque e desembarque vai ocorrer a partir do ParkShopping Canoas. O passageiro deverá se apresentar no Terminal 3h (três horas) antes do horário do voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes do voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.

Uma loja foi cedida pela Multiplan, administradora do shopping, para acomodar os passageiros. O local foi organizado com os ambientes necessários para recepcionar os passageiros e iniciar os procedimentos como se fosse no Salgado Filho. As companhias aéreas vão realizar o processo de check-in, despacho de bagagem e embarque dos passageiros.

O terminal estará disponível a partir das 6h e fechará conforme programação de decolagem do último voo do dia. O terminal temporário conta com tudo o que a legislação aeroportuária exige: equipamentos de raio-X, detectores de metal e de explosivos. A inspeção de passageiros e bagagens de mão tem supervisão da Polícia Federal.

Como será o embarque?

Após passarem pelos procedimentos, os passageiros vão aguardar na sala de embarque. O deslocamento será por ônibus até a Base Aérea de Canoas, acompanhados por funcionários da Fraport Brasil e das empresas aéreas.

O acesso de passageiros à Base Aérea, no entanto, será exclusivo para aqueles que realizaram os procedimentos de embarque no ParkShopping Canoas. Além disso, só entram na área militar ocupantes do ônibus identificado pela Fraport Brasil. Os passageiros não devem se dirigir diretamente à Base Aérea.

Como está o Salgado Filho

Porto Alegre (RS), 25/05/2024 – Aeroporto Salgado Filho (POA) continua alagado pelas enchentes que atinge o estado. Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A situação no Aeroporto Internacional Salgado Filho segue indefinida. Bombas instaladas por arrozeiros seguem drenando a água e parte do sítio aeroportuário já está seca. Trata-se da seção dos hangares, onde há operação de aeronaves de pequeno porte e helicópteros.