CICLONE

Chuvas causam transtornos e prejuízos no Litoral Norte

Houve registro de estradas alagadas, destruição de uma ponte e a necessidade de resgatar moradores

Estragos causados pela enxurrada em Maquiné. Crédito: Rodrigo Ziebell / GVG

O Litoral Norte do Rio Grande do Sul foi fortemente afetado pelas chuvas provocadas pelo ciclone que passou pelo Estado durante a quinta-feira (15). Houve registro de estradas alagadas, com bloqueios no tráfego, além da destruição da cabeceira de uma ponte.

Por volta das 22h, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou o bloqueio total da BR-101, em Três Cachoeiras, no sentido TorresOsório, devido à água que se acumulava na rodovia. A última informação é de que o trânsito havia sido parcialmente liberado momentos depois, mas ainda com impacto para motoristas.

Ainda em Três Cachoeiras, a cabeceira de uma ponte localizada na ERS-494, no limite com Morrinhos do Sul, foi derrubada em função da força da água. Um dos lados da travessia, na localidade de Morro Azul, foi destruído. O local foi isolado por precaução.

Outros pontos onde houve bloqueios por alagamentos foram o km 84 da BR-101 e o km 74 da ERS-030, em Santo Antônio da Patrulha.

Foto: Corpo de Bombeiros RS/Divulgação

Em pronunciamento, o governador Eduardo Leite orientou a população a não retornar para casa. Até o momento, o governo informa que 625 pessoas foram resgatadas somando no Litoral, nos Sinos e na Região Metropolitana. No Litoral Norte, foram mais de 100 atendimentos deste tipo, segundo os Bombeiros.

Conforme a última atualização da PRF, o km 2 da BR-101, em Torres, no sentido RS-SC, era o ponto com interdição. A faixa da direita em função de sinalização de buraco na pista. Quanto ao volume de precipitação, a Defesa Civil ainda projeta mais 60 mm de chuva no Litoral Norte.

Transtornos

Ainda na quinta-feira, as Prefeituras de Maquiné, Terra de Areia, Capão da Canoa, Três Cachoeiras, Xangri-lá, Tramandaí, Osório e Torres anunciaram o cancelamento das aulas nas escolas municipais. Em Capão da Canoa, o Hospital Santa Luzia foi tomado pela água. Em comunicado, a Instituição informou a restrição do total do prédio e tratou da necessidade de transferência de pacientes.

Rio Três Forquilhas

Também na quinta-feira, o nível do Rio Três Forquilhas elevou ao ponto de transbordar em alguns pontos. Conforme o Corpo de Bombeiros de Terra de Areia, no fim da tarde de ontem, o nível do rio estava 4,2 metros acima do normal.

Os pontos de transbordamento ficam entre os municípios de Três Forquilhas e Terra de Areia. Houve registro de bloqueio na ERS-486, no acesso à Rota do Sol, devido ao transbordamento do Balneário Rio Divisa. E, em Três Forquilhas, uma pastagem foi coberta pela água em Morro Chapéu.

Foto: Corpo de Bombeiros RS/Divulgação