O Litoral Norte do Rio Grande do Sul foi fortemente afetado pelas chuvas provocadas pelo ciclone que passou pelo Estado durante a quinta-feira (15). Houve registro de estradas alagadas, com bloqueios no tráfego, além da destruição da cabeceira de uma ponte.
Por volta das 22h, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou o bloqueio total da BR-101, em Três Cachoeiras, no sentido Torres–Osório, devido à água que se acumulava na rodovia. A última informação é de que o trânsito havia sido parcialmente liberado momentos depois, mas ainda com impacto para motoristas.
Ainda em Três Cachoeiras, a cabeceira de uma ponte localizada na ERS-494, no limite com Morrinhos do Sul, foi derrubada em função da força da água. Um dos lados da travessia, na localidade de Morro Azul, foi destruído. O local foi isolado por precaução.
Outros pontos onde houve bloqueios por alagamentos foram o km 84 da BR-101 e o km 74 da ERS-030, em Santo Antônio da Patrulha.
Em pronunciamento, o governador Eduardo Leite orientou a população a não retornar para casa. Até o momento, o governo informa que 625 pessoas foram resgatadas somando no Litoral, nos Sinos e na Região Metropolitana. No Litoral Norte, foram mais de 100 atendimentos deste tipo, segundo os Bombeiros.
Conforme a última atualização da PRF, o km 2 da BR-101, em Torres, no sentido RS-SC, era o ponto com interdição. A faixa da direita em função de sinalização de buraco na pista. Quanto ao volume de precipitação, a Defesa Civil ainda projeta mais 60 mm de chuva no Litoral Norte.
Transtornos
Ainda na quinta-feira, as Prefeituras de Maquiné, Terra de Areia, Capão da Canoa, Três Cachoeiras, Xangri-lá, Tramandaí, Osório e Torres anunciaram o cancelamento das aulas nas escolas municipais. Em Capão da Canoa, o Hospital Santa Luzia foi tomado pela água. Em comunicado, a Instituição informou a restrição do total do prédio e tratou da necessidade de transferência de pacientes.
Rio Três Forquilhas
Também na quinta-feira, o nível do Rio Três Forquilhas elevou ao ponto de transbordar em alguns pontos. Conforme o Corpo de Bombeiros de Terra de Areia, no fim da tarde de ontem, o nível do rio estava 4,2 metros acima do normal.
Os pontos de transbordamento ficam entre os municípios de Três Forquilhas e Terra de Areia. Houve registro de bloqueio na ERS-486, no acesso à Rota do Sol, devido ao transbordamento do Balneário Rio Divisa. E, em Três Forquilhas, uma pastagem foi coberta pela água em Morro Chapéu.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.