Uma fiscalização da Receita Federal encontrou mais de uma tonelada de cocaína, na tarde desta quinta-feira (10). A droga estava escondida dentro de um contêiner no Porto de Rio Grande e seria embarcada para a Europa. O encontro do entorpecente é a maior já realizada no local.
Conforme a Receita, foram encontrados 1.113 quilos de cocaína, que estavam em pequenos pacotes, dentro de um contêiner. O destino da carga seria a Bélgica, conforme o órgão de controle aduaneiro.
A descoberta ocorreu pela inspeção do material que estava dentro do contêiner, em uma ação de rotina, com a utilização de um scanner e de um cão farejador. Após identificarem algo suspeito, os agentes abriram o compartimento de carga e encontraram os entorpecentes.
Análise inicial da Receita estima que a droga renderia cerca de US$ 40 milhões aos traficantes. Com a atual cotação do real, o carregamento é estimado em R$ 200 milhões.
Após a apreensão e retirada da droga, o caso foi encaminhado à Polícia Federal. Caberá a esta corporação a investigação da origem e, também, as conexões que levaram o contêiner cheio de cocaína para dentro do Porto de Rio Grande e quem receberia a droga no exterior.
Ninguém foi preso até o momento.