O DetranRS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) anunciou, nesta segunda-feira (27), que zerou o passivo de exames práticos de direção no Estado. A realização de provas foi bastante prejudicada em razão da pandemia de Covid-19, que limitou o número de avaliações.
Entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, o DetranRS ofertou 370 mil vagas e 288 mil candidatos se inscreveram, resultando em uma sobra de 82 mil vagas, o que indica que o passivo da pandemia foi vencido. “Em função do represamento de exames provocado pela pandemia, instituímos uma força-tarefa e zeramos o passivo gerado. Ao normalizar o fluxo de atendimento, qualificamos também a prestação do serviço na ponta”, destaca o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.
Em um período de 85 dias de 2020, por causa do risco de contágio e ausência de vacinas, a realização das provas chegou a ser suspensa. os protocolos sanitários contra a covid-19 e as posteriores prorrogações de prazos provocaram um acúmulo de candidatos aptos a fazer prova que precisou ser enfrentando com criatividade pela autarquia”, explica o diretor técnico Fábio Santos.
Desde o ano passado, o órgão ampliou o pagamento de horas extras aos avaliadores, regionalizou o atendimento, fez contratações emergenciais e contou com avaliadores cedidos pela Brigada Militar. A capacidade de atendimento do órgão cresceu cerca de 20%, em comparação com 2019, ano anterior à pandemia, quando não havia espera por vaga para provas em nenhuma categoria de habilitação e em nenhuma região do Estado.
Hoje, o Rio Grande do Sul tem 121.730 candidatos aptos a fazer o exame prático, ou seja, candidatos que concluíram as etapas anteriores do processo da habilitação. O estudo do DetranRS comprova que nem todos esses candidatos desejam fazer a prova. Mais da metade (53%) está nessa situação (tendo ou não realizado tentativas anteriores) há mais de 12 meses, o que aponta uma alta probabilidade de desistência.
Todos esses candidatos com processo ativo de habilitação (abertos desde outubro de 2020) tem prazo até 31 de dezembro de 2023 para concluir. Após essa data estipulada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o prazo para conclusão do processo de habilitação volta a ser de 12 meses.