A expansão da avenida Severo Dullius, na zona norte de Porto Alegre, foi liberada para o tráfego de veículos a partir das 8h desta terça-feira (3). A obra, que fazia parte do pacote de Obras da Copa do Mundo de 2014, custou R$ 86 milhões. No entanto, a prefeitura admite que ainda faltam ajustes nas calçadas e a sinalização permanente.
A obra foi iniciada na gestão José Fortunati (2013-2016), que tinha Sebastião Melo como vice; passou pelo comando de Nelson Marchezan (2017-2020) e, agora está com Melo (2021-).
O projeto contempla o trecho compreendido entre a avenida Dique, próximo ao aeroporto, até a rua dona Alzira no cruzamento com a Sertório. Além das melhorias de trânsito, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) estuda a possibilidade de criação de uma nova linha de ônibus ou ajuste em uma já existente para atenda os usuários na região.
O prolongamento da via desde a região do Aeroporto Salgado Filho até a avenida Sertório tem cerca de 2 quilômetros de extensão. Em abril, foi liberado para trânsito um trecho de 750 metros entre as ruas Dona Alzira e Sérgio Dietrich. O local já conta com iluminação no novo padrão da Capital, através de um serviço realizado pela IPSul.
A via será uma alternativa para acessar a avenida Sertório, Assis Brasil e Manoel Elias e os bairros da zona norte, sem precisar passar pelo complexo do Aeroporto e trincheira da avenida Ceará. Segundo a EPTC, a conclusão do serviço trará maior fluidez no trânsito minimizando pontos de congestionamento.
Os agentes de trânsito da EPTC estarão no local orientando os motoristas para garantir a segurança viária.