
Entidades empresariais e representantes do setor produtivo apresentaram, na quarta-feira (4), propostas ao Governo do Estado para ajustes na modelagem das concessões rodoviárias dos Blocos 1 e 2. O debate ocorreu durante a segunda edição do Fórum de Debates SETCERGS | FEDERASUL, em Porto Alegre.
O encontro deu sequência à agenda iniciada em 21 de janeiro, quando foi realizada a análise técnica da proposta apresentada pelo governo estadual. Nesta etapa, o foco foi a apresentação de contribuições por parte das lideranças econômicas e entidades representativas, com o objetivo de aprimorar o modelo das concessões.
Participaram da abertura os presidentes do SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul), Delmar Albarello, e da FEDERASUL (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul), Rodrigo Sousa Costa. Também se manifestaram o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, e o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.
Ao todo, foram apresentadas três proposições centrais. Entre os pontos discutidos estiveram a revisão do modelo de concessão, a necessidade de maior atenção aos polos de desenvolvimento econômico e turístico e alternativas para reduzir filas nas praças de pedágio, com menção ao sistema de cobrança por fluxo livre. Questões relacionadas à fiscalização e ao cumprimento dos contratos também foram abordadas.
Uma nova rodada de debates está prevista para o dia 25 de fevereiro, novamente na sede do SETCERGS. Na ocasião, o Governo do Estado deverá indicar quais sugestões poderão ser incorporadas à modelagem e de que forma.
Seu negócio no Agora RS!
Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.