Dois homens de nacionalidade paraguaia foram presos e dois caminhões apreendidos em uma operação da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Ao todo, cerca de 700 mil de cigarros paraguaios que eram transportados em veículos com placas clonadas foram apreendidos. A ação ocorreu na BR-386, em Espumoso, na região Norte do RS.
Conforme a PRF, o Serviço de Inteligência da corporação identificou dois caminhões suspeitos. Os policiais rodoviários passaram a monitorar os veículos, que trafegavam pela BR-386, mas que desviaram a rota e seguiam sentido Espumoso.
Os agentes passaram a acompanhar, ordenando que os dois parassem. O condutor da primeira carreta acatou a ordem de parada e restou detido.
No entanto, o segundo fugiu, sendo acompanhado por uma viatura. A perseguição seguiu por alguns quilômetros enquanto o criminoso arremessava a carreta sobre a viatura e ameaçava outros veículos. Por fim, ele jogou o caminhão para o acostamento e correu em uma lavoura, sendo alcançado e imobilizado pelos policiais.
Os dois paraguaios, de 30 e 28 anos, foram presos em flagrante. Dentro das cabines dos caminhões, foram encontradas as placas paraguaias originais e a identificação dos condutores.
Uma das carretas ficou danificada e teve de ser guinchada. Por envolver crime de contrabando, a ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal de Passo Fundo.