O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) deu início às obras de recuperação da ponte sobre a várzea do Rio Toropi, no km 312,4, da BR-287. O trecho fica entre os municípios de Santa Maria e São Vicente do Sul.
O Departamento realizará serviços de reestruturação das fundações, reforço estrutural, macaqueamento da ponte, recomposição de muretas, pista e pavimento. O investimento ficará na casa dos R$ 6,9 milhões na obra
A ação faz parte do conjunto de ações emergências em decorrência do volume histórico de chuvas registradas no Rio Grande do Sul em maio deste ano. O Dnit trabalha com a possibilidade de liberação de tráfego de veículos sobre a ponte no primeiro semestre de 2025.
Primeiramente, o Dnit concentra os trabalhos na abertura de caminhos para frente de obras, mobilização de maquinário e esgotamento da água no entorno da ponte. Assim, durante os serviços, para segurança dos usuários da rodovia, existe a previsão de bloqueios parciais no desvio construído ao lado da ponte.
As intervenções são necessárias somente durante a descarga de material e movimentação de máquinas, no horário entre 7h30 e 17h30.
Histórico
A ponte sobre a várzea do Rio Toropi teve o trânsito bloqueado devido ao excesso de chuva que atingiu a região em maio deste ano. Durante a enchente, equipes técnicas do Dnit identificaram danos que comprometeram dois pilares de sustentação.
Para amenizar transtornos, a autarquia implantou provisoriamente um desvio lateral, logo após a água baixar, viabilizando a liberação do tráfego de veículos em ambos os sentidos em 15 dias. A BR-287 é considerada umas das principais rotas de ligação do centro do estado com a fronteira oeste.