As obras de melhoria da capacidade de tráfego na BR-116, entre a região metropolitana e o Vale do Sinos, avançaram mais um pouco. As intervenções são realizadas em três frentes, nos municípios de Esteio, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Com as obras andando, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) prevê a entrega de, pelo menos, uma delas em junho deste ano.
A primeira que pode vir a ser entregue é a do complexo do bairro Scharlau, em São Leopoldo. A obra dos viadutos se encaminha para a fase final, com 98% dos serviços previstos concluídos. De acordo com o DNIT, falta apenas o asfaltamento com concreto betuminoso das novas passagens.
A previsão é que a obra esteja pronta em junho de 2024. No entanto, as condições meteorológicas dessa época do ano, com dias de chuva em sequência, são desafios para o cronograma.
A terceira faixa em São Leopoldo está cerca de 90% executada, mas falta concluir a tela antiofuscante. Em Novo Hamburgo, faltam aproximadamente dois quilômetros para a conclusão.
Pontes do Sinos
A maior obra e, com certeza, a de maior impacto para a região, é a conclusão das obras das pontes sobre o Rio dos Sinos, no Centro de São Leopoldo. No local estão sendo construídas dois viadutos sobre a várzea e dois sobre o canal principal.
O DNIT aponta que foi iniciada a etapa de pavimentação. No entanto, ainda faltam executar as obras complementares. Entre elas, estão a instalação das defensas metálicas, implantação da sinalização, entre outras intervenções necessárias.
O Departamento, no entanto, não informou qual o percentual de serviços realizados. A estimativa de conclusão desta obra é para o “final do primeiro semestre de 2024”, ou seja, fim de junho. Mas o tempo instável pode prolongar o período.
Obras em Esteio
Outra obra bem avançada é o complexo do novo viaduto na entrada de Esteio, que tem 30% dos serviços executados. Nas últimas semanas houve instalação as vigas do viaduto de acesso à avenida Celina Kroeff.
Em Esteio, o contrato prevê três viadutos e uma ponte. Nesse trecho das obras, o viaduto mais adiantado é o da duplicação, no qual já estão sendo colocadas as vigas e iniciada a colocação das pré-lajes – dos 10 vãos, sete já estão instalados – 60% executado. No momento, está sendo realizada a contenção do Arroio Sapucaia para posterior construção da ponte.
Recuperação em Canoas
Ainda de acordo com o DNIT, obras também estão ocorrendo entre Esteio e Canoas, no caótico trecho que acompanha a linha da Trensurb. A principal obra é a recuperação das barreiras de concreto. Na sequência, deve ocorrer a recuperação da iluminação e a instalação de uma tela antiofuscante.
Contudo, as obras de alargamento dos viadutos da Avenida Boqueirão (km 260,5) e da Metrovel (km 263), ambos em Canoas, estão programadas para começar apenas no segundo semestre deste ano.