RECONSTRUÇÃO

DNIT conclui quatro frentes de obras emergenciais na BR-470 entre Barão e Montenegro

Intervenções na rodovia buscam estabilizar encostas e garantir segurança após deslizamentos de 2024.

Crédito: DNIT / Divulgação
Crédito: DNIT / Divulgação

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) anunciou, nesta quarta-feira (6), a conclusão de quatro dos sete pontos com obras emergenciais em andamento na BR-470. O trecho fica entre os municípios de Barão e Montenegro, no Vale do Caí.

As intervenções têm foco na recuperação de áreas atingidas por deslizamentos registrados após as chuvas e enchentes de 2024. O investimento federal está estimado em R$ 57 milhões.

Conforme o DNIT, as obras visam aumentar a segurança de motoristas que trafegam pela rodovia. Especialmente em segmentos suscetíveis a deslizamentos e instabilidade de solo. A previsão é que todos os serviços sejam finalizados até outubro deste ano.

Trechos já concluídos

As frentes de trabalho entregues somam 524 metros de extensão, nos seguintes pontos:

  • km 254: 45 metros com ações de drenagem e reforço estrutural;
  • km 260: 130 metros com contenção e melhorias no talude;
  • km 261: 135 metros com aplicação de aterro compactado e enrocamento;
  • km 267: 214 metros com construção de muro de gabião e cortina atirantada.

Em todos os casos, as equipes do DNIT aplicaram soluções de engenharia adaptadas às condições geológicas locais, como retaludamento, grampeamento de solo, drenagem e enrocamento.

Trechos ainda em execução

Outras três frentes de trabalho seguem em andamento:

  • km 254 (novo trecho): 140 metros em fase final, com 95% das obras concluídas. O trecho inclui estabilização com grampeamento e drenagem profunda;
  • km 260 (setor 2): 170 metros com contenção por aterro de rocha, com 90% de avanço;
  • km 260 (setor 3): ponto crítico de 450 metros, com instabilidade em talude rochoso. A obra utiliza tela metálica de alta resistência e chumbadores, com 70% de execução. Um segmento adicional foi identificado recentemente no local e já teve 20% dos serviços iniciados.